Tempo de Leitura: 3 minutos

Quando o assunto é lazer ao ar livre, uma das primeiras opções que vem à cabeça do londrinense, com certeza é a Área de Recreação e Lazer Luigi Borghesi, mais conhecida como Zerão. Um pedaço da natureza dentro da cidade, que foi planejado para a prática de esportes, exercícios físicos, contemplação da natureza e atividades culturais, sendo considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Londrina.

zerão na década de 70
Zerão na década de 70.

Uma breve história de como surgiu o Zerão

Localizado na Rua Gomes Carneiro, em frente ao Moringão, o Zerão é uma área de lazer ao ar livre construída na década de 50, junto com o Lago Igapó e que se destaca pela preservação do meio ambiente, valorização da arte e do esporte como um todo. Possui um anfiteatro ao ar livre, o reverendo Jonas Dias Martins, projetado na década de 70 pelo arquiteto Luiz Cezar da Silva e pelo prefeito, Dalton Paranaguá, e que foi inaugurado somente em 23 de dezembro de 1988, treze anos depois. Antigamente o local dava lugar a uma piscina natural com cerca de 8 metros de diâmetro, refrescando a população nas tardes quentes de domingo. Atualmente, é palco de manifestações culturais e também o ponto de encontro preferido pela população londrinense.

Mas, por que Zerão?

Devido ao seu formato que se assemelha a um grande zero, ficou popularmente conhecido como Zerão.

Quadra poliesportiva do zerão.
Quadra poliesportiva do zerão.

O que tem no Zerão?

Para quem ama se exercitar, praticar esportes ou até mesmo apreciar shows ao ar livre, sem dúvida vai se encantar com este espaço incrível de lazer e recreação. O Zerão conta com duas pistas de caminhada com pouco mais de 1 km, sendo uma asfaltada e a outra com pedriscos, dois campos de futebol, duas quadras poliesportivas, parquinho infantil, aparelhos de ginástica, bebedouros, bancos e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência. Além, é claro, do notório anfiteatro que comporta um público de 6 mil pessoas e dispõe de estacionamento com capacidade para até 220 carros.

parquinho infantil do zerão
Parquinho infantil do Zerão.

O que fazer no Zerão?

O parque possui diversas opções de atividades, e aqui vão 5 dicas para você:

  1. Fazer caminhadas: Uma ótima alternativa para quem não é habituado com exercícios físicos, mas deseja começar a praticá-los, é a pista de Cooper do Zerão. A pista é altamente frequentada para quem busca perder peso e melhorar o condicionamento físico, sendo utilizada até mesmo por Personal Trainers que levam seus alunos para treinamento físico em espaços abertos. Vamos lá, separe seu tênis e comece a caminhar.
  2. Esportes ao ar livre: Se você busca um local gratuito para praticar esportes, sem dúvida, o zerão é o local perfeito! Suas quadras e campos são o ponto de encontro dos amantes de esportes, como futebol, basquete e vôlei que se reúnem para jogar bola, formando times e até realizando minicampeonatos. O local é propício também para outras práticas esportivas, como esqueitismo e ciclismo. Sem dúvida, um lugar muito democrático, ideal para conhecer pessoas novas.
  3. Colher frutas: Um hábito muito comum no Zerão é subir nas árvores para colher frutas da estação. O parque conta com diversas árvores frutíferas que além de produzirem deliciosas frutas como abacates, pitangas, jabuticabas, goiabas e jacas, geram sombras frescas que são perfeitas para fazer aquele piquenique em família.
  4. Levar as crianças ao parquinho: Uma dica de ouro para quem deseja trazer as crianças ao Zerão e quer ainda descansar sem se preocupar, é levá-las ao parquinho infantil. Lá os pequenos gastarão energia enquanto se divertem nos inúmeros brinquedos do parque. Fácil, não é? Difícil mesmo vai ser levá-los embora.
  5. Apreciar eventos culturais: Por último, uma dica incrível, é ficar por dentro das apresentações artísticas, mostras de arte, shows e festivais de música realizados no anfiteatro do Zerão e que atraem milhares de pessoas todos os anos. Vale a pena levar a família e conferir as atrações culturais deste espaço cultural tão rico.

E aí, gostou de conhecer a área de lazer do Zerão? Clique aqui e conheça também os descontos que o Cidade Oferta preparou para você!