Tempo de Leitura: 3 minutos

Para quem busca relaxar em um lugar tranquilo e cercado por área verde, desligando-se um pouco do mundo e da rotina pesada do dia a dia, saiba que o Jardim Botânico de Londrina é a opção perfeita. Sem dúvida esse espaço foi pensado para que você se conecte com a natureza, renove suas energias e reflita sobre a preservação do meio ambiente.

vista aérea do jardim botânico de londrina
Foto: Alexandre Lima.

O que é o Jardim Botânico?

Localizado na Av. dos Expedicionários Nº 1999, o Jardim Botânico é considerado um dos pontos turísticos de Londrina e conta com uma extensão que abrange mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, sendo equivalente a cerca de 120 campos de futebol. O parque, inaugurado no ano de 2006, foi criado com o propósito de ser um espaço de contemplação, reflexão e educação socioambiental. Atualmente, é considerado um dos mais importantes parques de preservação ambiental, pesquisa e conservação de espécies exóticas e em extinção do Estado do Paraná.

trilha na mata com escadaria de pedra no jardim botânico de londrina
Foto: Marcelo Benitez.

Como é o Jardim Botânico?

O Jardim botânico é um parque gratuito aberto ao público com uma imensa área de Mata Atlântica que abriga diversas espécies de plantas e animais. Seu clima ameno é perfeito para passeios na mata, na qual é possível apreciar a natureza enquanto se aprende sobre a fauna e a flora nativas. A arquitetura moderna do lugar que se mistura com a paisagem natural das matas e lagos, ajuda a compor o cenário deslumbrante de um dos mais belos cartões-postais de Londrina.

trilha de bambuzais no jardim botânico de londrina
Foto: Reprodução.

O que tem no Jardim Botânico?

Passeando pelo arboreto, você encontra uma coleção com mais de 100 espécies nativas da flora brasileira, todas com placas de identificação com o nome e espécie espalhadas pelo Jardim. Caminhando pelo parque pode-se contemplar os lagos criados através das nascentes do Córrego Andorinhas e que formam lindos espelhos d’água.

Nas matas, ainda é possível encontrar bambuzais e diversas espécies de cipós e lianas, além de mais de 100 milhões de árvores plantadas, algumas centenárias com raízes de mais de 40 metros de profundidade, como a Peroba-Rosa que é uma das árvores mais conhecidas do Norte do Paraná, muito usada na construção de casas durante a colonização.

Já na fauna, é possível encontrar macacos-prego, corujas-buraqueira, saracuras-do-mato, galinhas d’água, além de cobras jararaca, cascavel dentre outros animais que fazem parte desse ecossistema tão rico.

duas cadeiras de praia e guloseimas sobre toalha de piquenique
Foto: Reprodução.

O que fazer no Jardim Botânico?

O Parque possui diversos atrativos, e aqui vão 5 dicas para você:

  1. Caminhada Matinal: Um hábito de muitos londrinenses que moram próximo à região do Jardim, é acordar bem cedo e caminhar sobre a pista de caminhadas do parque. Com toda a certeza, essa é uma ótima maneira de começar o dia!
  2. Piquenique no gramado: Por ser afastado da cidade, o Jardim é o lugar ideal para quem deseja fazer um piquenique reservado com a família ou amigos. A paz e tranquilidade da mata preservada, o som dos pássaros e a mansidão das águas, com certeza vão trazer momentos únicos.
  3. Ensaio fotográfico: Por suas belezas naturais, o local é o ponto de parada preferido por fotógrafos e casais apaixonados que aproveitam da luz natural e da paisagem maravilhosa dos lagos e bambuzais para tirarem fotos perfeitas.
  4. Trilhas ecológicas: Para quem ama fazer caminhadas, o parque oferece duas opções de trilhas. A leve, com 300 metros de percurso e a moderada com 1,2 km. As trilhas possuem placas com a localização atual e informações sobre a fauna e a flora. Seja qual for a trilha escolhida, o que realmente importa é apreciar as belas paisagens e ouvir os sons relaxantes da natureza.
  5. Passarinhar: Uma prática muito interessante que os visitantes podem fazer no parque é a Birdwatching, também conhecida como “passarinhar” e que consiste na observação e registro de aves em matas e trilhas. Pegue o seu binóculo ou câmera e se divirta observando as quase 200 espécies de aves que vivem por lá.

Depois dessas dicas, aposto que você vai querer conhecer e se aventurar nesse parque!

E aí, gostou de conhecer o Jardim Botânico de Londrina? Clique aqui e conheça também os descontos que o Cidade Oferta preparou para você!