Tempo de Leitura: 3 minutos

Para quem quer encontrar natureza em Londrina, a dica é conhecer o lago Igapó, atração que já está presente em diversas dicas de roteiro para quem vem à cidade Paranaense. Afinal, passear ao ar livre e contemplar uma bela paisagem é sempre uma boa pedida, não é mesmo?

Mas o lago Igapó além de sua beleza natural, ainda reserva muitos encantos, curiosidades e dicas. Quer saber mais? Prossiga a leitura.

Lago Igapó e sua origem

Os amantes da natureza, sejam moradores ou visitantes de Londrina, já conhecem o famoso lago Igapó. Mas o que poucos conhecem é a sua origem. O nome Igapó vem da língua Tupi e significa transvasamento de rios.

Esse nome se deu ao fato de que o surgimento do lago veio para solucionar o problema da drenagem do ribeirão Cambézinho, que era inviabilizada por haver uma barragem de pedras naturais. A gestão da época de Antônio Fernandes Sobrinho tinha duas opções: dinamitar a barragem ou gerar a formação de um lago.

Admirando toda a beleza do lago Igapó, hoje os londrinenses podem afirmar com certeza que a gestão fez a melhor escolha, e no Jubileu de Prata de Londrina, foi inaugurado o lago Igapó em 10 de dezembro de 1959.

Características e curiosidades do Lago Igapó

A primeira curiosidade que você precisa saber sobre o lago Igapó, é que não se trata de apenas um único lago, mas sim de um conjunto de lagos que constitui uma linda área de lazer e natureza em Londrina.

O lago Igapó faz parte da formação do Parque Linear do Cambé, formado por um conjunto de quatro lagos e um aterro. 

Esse complexo de lagos que corta a cidade trazendo uma bela paisagem a todos os londrinenses e visitantes, se tornou figura carimbada em cartões postais devido a sua beleza.

O conjunto de lagos Igapó possui mais de 4.500 metros de extensão e sua profundidade é bem variada, não passando de 15 centímetros nos pontos mais rasos e chegando até a 4,9 metros em sua parte mais funda.

Mas nem sempre a região do belo lago esteve bem conservada. Após um período de descuido e abandono, a gestão de Dalton Paranaguá colocou em prática um projeto de revitalização da região, no qual foram construídos um centro social e uma área de lazer, conhecida como Zerão, devido ao seu formato. Fazem parte desse espaço uma pista de cooper com 1.050 metros, um anfiteatro, bebedouros, chuveiros e estacionamento para os visitantes.

Compondo ainda o cenário do lago Igapó, a região é rodeada por árvores, plantas nativas e floreiras.

Lago Igapó: o que fazer

O complexo do lago Igapó em Londrina proporciona aos visitantes diversas opções de atividades.

Em 1996 o lago foi esvaziado e foi realizada sua limpeza. Nesse projeto todas as suas margens foram revitalizadas e o espaço ganhou a implantação do Teatro do Lago, jardins, chafariz e uma ciclovia.

Hoje o local é um convite à prática da caminhada, corrida e passeios de bicicleta. Para os mais dispostos, o lago Igapó II conta com uma rota de corrida com distância de 6.1 km com ganho de elevação de aproximadamente 44 metros. Além disso, o local costuma ser o preferido dos londrinenses na hora de fazer um passeio no fim de tarde e contemplar a paisagem.

Para quem prefere esportes em grupo, podem contar com a estrutura de quadras e campos.

O espaço do gramado conta com área para piquenique e apreciação do pôr do sol, além de ter como suporte aos visitantes uma estrutura de carrinhos para venda de água de coco, entre outras opções.

Há também o Zerão, que recebe apresentações artísticas, culturais e esportivas, isso sem contar os eventos que são realizados durante o ano todo. O complexo ainda possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo, esportes náuticos e foto clube. Estando em Londrina, não deixe de conferir a programação.

Quer mais dicas e opções do que fazer em Londrina?

Conheça o Cidade Oferta, uma plataforma especializada em ofertas de serviços e produtos na cidade, que traz descontos e combos exclusivos para seus usuários em hotéis, restaurantes, salões de beleza, clínicas de estética e muito mais.

Confira agora mesmo as ofertas exclusivas disponíveis para você em: https://www.cidadeoferta.com.br/