Tempo de Leitura: 3 minutos

Quando se pensa em passeios ao ar livre, uma das primeiras opções que vem à cabeça do Londrinense é o Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na zona sul de Londrina.

Os habitantes da cidade, porém, desconhecem a fascinante história do escocês, limitando-a muitas vezes à existência do parque e até mesmo da avenida, que também levam seu nome.

Mas o que poucos sabem, é quem foi Arthur Thomas e a sua importância para o desenvolvimento da cidade e do Norte Paranaense.

Fonte: Revista A Pioneira / Acervo Maringá Histórica 

A vida de Arthur Thomas

Pioneiro, colonizador, empreendedor, economista, administrador, jornalista, filantropo e até mesmo esportista. A verdade é que são muitas as facetas de Arthur Thomas.

Nascido em 13 de dezembro de 1889, na cidade de Edimburgo na Escócia, Arthur Hugh Miller Thomas, terminou os estudos e seguiu a profissão de jornalista.

Participou da Primeira Guerra Mundial como voluntário pela Grã-Bretanha, alcançou o posto de sargento, e mais tarde capitão, sendo condecorado por sua bravura.

Se destacou como administrador de fazendas no Sudão pela Kassala Cotton Company, principal fornecedora da indústria têxtil inglesa. O sucesso de seu trabalho chamou a atenção do diretor da empresa Lord Lovat, que enviou Thomas ao Brasil, em 1924, para chefiar e expandir os negócios da Paraná Plantations, uma de suas empresas especializada no ramo algodoeiro.

Thomas também investiu no ramo imobiliário, adquirindo terras no Paraná e fundando, em 1925, a Companhia de Terras Norte Paraná, empresa que foi a responsável pela colonização e construção de estradas de ferro, que trouxeram grande desenvolvimento ao norte paranaense.

O trabalho de colonização à frente da companhia permitiu à Thomas reconhecimento nacional pelo governo brasileiro, que concedeu a ele, a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul.

O reconhecimento também veio a nível internacional, pelo governo alemão, que o condecorou com a Cruz do Trabalho, devido ao apoio dado aos imigrantes alemães que fugiam dos nazistas.

Em 1926, casou-se com Elizabeth Shirlow Muir, brasileira filha de ingleses, que concebe seu único filho Hugh, anos mais tarde na Inglaterra.

Após a venda da companhia, em 1949, Arthur Thomas se aposenta, e vai morar na Fazenda Primavera com sua família, região próxima do que hoje é conhecido como Cinco Conjuntos.

Morreu em São Paulo, em 10 de maio de 1960, em decorrência de um câncer que lhe afetou as cordas vocais.

Sua relação com Londrina

Ao visitar a história de Londrina, vemos que Thomas teve uma participação importante na fundação da cidade. Uma vez que foi o responsável por organizar em 1929, a primeira comitiva com destino ao Patrimônio Três Bocas, que levou mais tarde à criação da cidade.

A partir desta expedição, foi definido o primeiro marco zero da colonização da Companhia de Terras Norte Paraná. Nascia então uma cidade, que por sugestão do advogado de Thomas, João Sampaio, foi chamada de “Londrina”, homenagem à capital inglesa.

A cidade se tornou oficialmente município cinco anos depois, em dezembro de 1934, se desenvolvendo rápido, graças aos esforços de Thomas, que decidiu morar definitivamente em Londrina neste período.

Uma curiosidade

Thomas morou na esquina da Rua São Paulo com a Avenida Paraná, em uma casa de alvenaria, considerada uma das mais notáveis da cidade. O local também foi endereço do Hotel Sahão, construído anos mais tarde e considerado o 3° mais luxuoso do Brasil. Atualmente, uma farmácia e um cartório ocupam o lugar, que um dia foi a casa de Mr. Thomas, e um dos hotéis mais icônicos da época.

Foto: J. Juliani/Acervo

E aí, gostou de conhecer sobre Mr. Thomas e sua relação com Londrina? Para mais posts como este, acesse: https://www.cidadeoferta.com.br/blog/

E também não esqueça de visitar o nosso site para conferir as melhores ofertas de Londrina!