Tempo de Leitura: 3 minutos

Com certeza você já ouviu falar em micropigmentação e que as sobrancelhas são o molde do rosto, e disso ninguém tem dúvidas, afinal, um olhar diz mais que mil palavras, não é mesmo?

O fato é que as sobrancelhas são consideradas parte marcante do rosto podendo ter formatos diversos, sendo retas, arqueadas, finas, médias, grossas, mais curtas ou mais longas, podendo indicar expressões como nervosismo, desconfiança, medo, surpresa, felicidade entre outros.

Com o passar dos anos, surgiram diversos procedimentos que visam cuidar melhor dos fios, seja a fim de realçá-los, alinhá-los ou até mesmo preenchê-los. Mas sem dúvida, a técnica que ganhou o coração das brasileiras, foi o procedimento de micropigmentação, principalmente o chamado fio a fio.

A micropigmentação é um procedimento estético que preenche a região das sobrancelhas, dando mais formato e volume através da aplicação de uma tinta específica para essa finalidade.

Sua origem começou no século XVIII, sobretudo quando o uso de tatuagens ganhou força no Japão, se transformando em arte e moda corporal. Com isso as mulheres passaram a aplicar pigmentos nas linhas dos olhos e sobrancelhas, que muito tempo depois veio a se tornar a chamada maquiagem definitiva, que foi introduzida na Europa nos anos 80, porém as técnicas ainda eram difíceis e artesanais.

Com o crescimento da adesão à maquiagem definitiva nos anos 90, o mercado se profissionalizou e cresceu, fazendo com que a micropigmentação chegasse de forma acessível para aqueles que queriam aplicar a técnica nos lábios, cabelos, sobrancelhas, entre outros.

Aplicação da técnica de micropigmentação

O procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado em estética ou biomedicina.

A aplicação da tinta na região da sobrancelha é feita com um aparelho chamado dermógrafo, cujo formato se assemelha à uma caneta e possui uma agulha na ponta, por onde sairá a tinta que preencherá o local a ser realizado a micropigmentação.

Tipos de micropigmentação

O tipo de procedimento a ser feito dependerá do resultado desejado. Para quem quer um resultado natural, apenas para cobrir falhas ou realçar o formato das sobrancelhas, o mais indicado é a realização da técnica fio a fio, onde a aplicação é feita “desenhando” traços em formato de fios próximos aos pelos já existentes, mesclando-os, e com isso dando um ar de naturalidade.

Uma variação da técnica de fio a fio é a microblading, que segue o mesmo princípio, porém o aparelho utilizado é o tebori, com ponteiras que desenham os fios.

Outra técnica realizada é a esfumada, que deixa o contorno e formato mais marcante. Essa versão costuma gerar receio em algumas clientes, pois o que não faltam são casos do passado que ficaram famosos por seus resultados ruins. Contudo, hoje esse temor não é mais necessário, basta escolher um bom profissional e garantir que seja mostrado o desenho que será feito antes da aplicação, evitando assim um resultado indesejado.

Existe ainda a técnica de micropigmentação degradê, onde são aplicadas intensidades diferentes de tinta ao longo da sobrancelha, para destacar apenas parte dela.

Cuidados com a micropigmentação de sobrancelhas

Para um bom resultado no procedimento, seguir alguns cuidados são essenciais.

  1. Escolha um bom profissional. Certifique-se de que o profissional é habilitado para a execução da técnica. Verifique e avalie trabalhos anteriores já realizados por ele.
  2. Conheça o local. Garanta que a clínica seja um local limpo e próprio para a realização do procedimento, seguindo todas as normas de higiene e segurança para a realização da micropigmentação.
  3. Certifique-se de que você está apto a receber a técnica. Para um bom resultado é essencial garantir que a técnica de micropigmentação é indicada para você. Pessoas com infecções de pele, verrugas, queloides ou em tratamento com medicamentos que interferem na pele, não são recomendadas para o procedimento.
  4. Cuidados após a aplicação. Nas primeiras 24 horas após o procedimento a região não deve ser molhada, devendo também ser evitados exposição ao sol, bronzeamentos, saunas, piscinas e banhos de mar, que podem ocasionar uma leve coceira na região.
  5. Uso de pomadas. Após o tratamento é indicado o uso de pomadas cicatrizantes na região 2 vezes ao dia.
  6. Retoque. A duração do efeito da micropigmentação pode variar de 6 meses até 2 anos, dependendo da técnica e material utilizado. Porém no primeiro mês é essencial que seja feito o retoque, a fim da profissional avaliar o tom, formato e resultado, e se necessário efetuar uma correção para garantir o resultado perfeito.

Realçar os fios das sobrancelhas com micropigmentação já ganhou diversas adeptas no Brasil e no mundo, inclusive grandes celebridades e você também pode realizar essa técnica! E o melhor de tudo: com superdescontos que só o Cidade Oferta de Londrina tem para você.

Clique e conheça as opções disponíveis na cidade: https://www.cidadeoferta.com.br/ofertas/estetica-facial/micropigmentação