Tempo de Leitura: 5 minutos

Andando pelas ruas do Centro de Londrina, muitas vezes nos deparamos com construções antigas que sem dúvida, são carregadas de história. O Cine Teatro Ouro Verde é um exemplo disso. O cinema que foi criado nos anos dourados da cafeicultura londrinense, era um dos mais luxuosos do Brasil e representava todo o poder econômico e cultural das elites cafeeiras da época.

Para que você conheça um pouco mais sobre o Ouro Verde, reunimos diversos momentos importantes da história desse Cine Teatro, considerado um dos patrimônios culturais mais relevantes e icônicos de Londrina. Confira!

O Cine Teatro Ouro Verde – Como tudo começou…

foto antiga em preto e branco do cine curo verde à esquerda e edifício autolon à direita
Cine Ouro Verde à esquerda e Edifício Autolon à direita

No final da década de 1940, a cafeicultura proporcionou um desenvolvimento econômico surpreendente para o Paraná, em especial para a cidade de Londrina, que crescia exponencialmente à medida que exportava seu café para o mundo. Mas, apesar desse crescimento econômico e urbano acelerado, a pequena Londres ainda era vista como uma cidade agrícola, fato que incomodava as elites da época que se espelhavam nas grandes metrópoles. Para mudar esse cenário, Londrina precisava de construções modernas que fizessem jus ao progresso da cidade.

Os sócios da Autolon (Sociedade Auto Comercial de Londrina), Celso Garcia Cid, Ângelo Pesarini e Jordão Santoro, foram peças chave para materializar esse sonho. Enquanto planejavam construir um edifício comercial para impulsionar as vendas dos carros da Autolon, um deles, Jordão Santoro deu luz à ideia de aproveitar parte do terreno da empresa para a construção de um luxuoso cinema. Garcia Cid e Pesarini aprovaram a proposta e Santoro ficou responsável por encomendar os projetos do edifício comercial e do cinema.

Para a construção do cinema, Santoro optou por buscar profissionais renomados de grandes centros urbanos, como São Paulo. Os arquitetos modernistas João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi foram os escolhidos para dar vida a esse grandioso empreendimento, que mais tarde seria ponto de encontro da população londrinense e uma das principais atividades de lazer da cidade.

O Projeto “Ouro Verde”

Projeto original do Cine Ouro Verde e Edifício da Autolon feitos por Villanova Artigas
Projeto original do Cine Ouro Verde e Edifício da Autolon feitos por Villanova Artigas

Para o projeto, Villanova Artigas, propôs um espaço intermediário entre a parte interna e externa do prédio que dialogasse com a via pública. A intenção do arquiteto era criar um espaço de convivência para que qualquer pessoa que transitasse em frente ao prédio fosse convidada a entrar. Assim que terminou o projeto, o engenheiro Rubens Cascaldi deu início às obras que seriam finalizadas somente em 1952.

Após um árduo trabalho, finalmente em 25 de dezembro de 1952, com o filme “Meu Coração Canta”, de Walter Lang, era inaugurado um dos mais belos espaços culturais de Londrina e do Estado do Paraná. O nome escolhido para o Cine Teatro foi “Ouro Verde”, em referência à riqueza da produção cafeeira londrinense, que teve amplo destaque na década de 50. Para se ter uma ideia do sucesso alcançado na produção desse grão, Londrina foi responsável por cerca de 51% do café produzido no mundo, recebendo inclusive, o apelido de “Capital Mundial do Café”.

O Cine Ouro Verde representava a cultura do café e ao mesmo tempo a imponência das elites, sendo comparado inclusive com os cinemas das grandes metrópoles. Luxuoso e sofisticado, o espaço cultural projetado por Villa Nova Artigas comportava 1.500 pessoas e possuía rampas atapetadas, pisos de granito e mármore carrara, poltronas estofadas em couro, cortinas de veludo, gerador próprio de energia, som e imagem modernos e até mesmo ar-condicionado, considerados artigos de luxo para a época. O Ouro Verde que ficou conhecido por ser um dos cinemas mais requintados do Brasil, também foi palco de importantes reuniões de fazendeiros do café, tendo o seu auge nas décadas de 1950 e 1960.

Em 1978, já em total decadência, o Cine Teatro foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina, com recursos do Governo Federal e Estadual, e recebeu novas programações, como manifestações artísticas, concertos, shows, montagens teatrais, espetáculos de dança, entre outros. Após a aquisição, o Cine Teatro Ouro Verde teve o nome alterado para Cine Teatro Universitário Ouro Verde, contudo, o nome antigo ainda é amplamente utilizado. Em 1999, foi tombado como Patrimônio Histórico do Paraná pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Paraná, dada a sua tamanha importância para a cultura paranaense.

O incêndio

Cine Ouro Verde em Chamas
Cine Ouro Verde em Chamas

Em 12 de fevereiro de 2012, um curto-circuito causou um incêndio de enormes proporções, que destruiu grande parte da estrutura física do Cine Teatro. As chamas começaram no piso superior do Ouro Verde e tomaram conta do prédio rapidamente, dificultando o acesso dos bombeiros ao local. Do lado de fora, o povo londrinense assistia em tempo real, o Cine Teatro com mais de meio século, se desfazer em poucos minutos. Após o incêndio, o cenário era de destruição e o prédio estava totalmente comprometido, tendo suas atividades suspensas por prazo indeterminado.

A reconstrução do Ouro Verde recebeu autorização do Governo Estadual somente dois anos depois do fatídico incêndio, devido a inúmeros tramites burocráticos. Após diversos percalços e paralizações nas obras, o Ouro Verde finalmente foi entregue ao público em 30 de junho de 2017. Na noite de inauguração, houve uma programação especial que contou com a presença de artistas, jornalistas, personalidades políticas importantes e a população em geral, que lotaram o Calçadão para ver o imponente Cine Teatro de pé novamente.

O Novo Ouro Verde

Interior do Cine Teatro Ouro Verde revitalizado com poltronas verdes e vista para o palco
Interior do Cine Teatro Ouro Verde revitalizado

Por se tratar de um patrimônio cultural tombado, vários cuidados foram tomados durante a reconstrução. A estrutura do prédio, por exemplo, foi mantida para preservar a sua originalidade. O palco, plateia e os camarins foram modernizados e receberam poltronas, carpetes, escadas laterais, recursos acústicos e cenográficos de alta tecnologia e até um elevador monta-cargas nos fundos do Cine Teatro. Além disso, o número de assentos foi reduzido para 790, a fim de atender às normas de acessibilidade para obesos e deficientes físicos. Foram instalados também alarmes de incêndio e o prédio recebeu sinalização apropriada.

Atualmente o Cine Teatro Universitário Ouro Verde é mantido pelo Governo do Estado, e administrado pela Universidade Estadual de Londrina, sendo palco de inúmeros espetáculos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Dança de Londrina, Festival Unicanto de Corais e o Festival Internacional de Londrina (FILO), considerado um dos mais antigos da América Latina.

E aí, gostou de conhecer um pouco da história do Cine Teatro Ouro Verde? Clique e conheça também nosso Blog e as ofertas incríveis do Cidade Oferta!