Tempo de Leitura: 3 minutos

Seja com homenagens em nome de escolas, ou até mesmo nome de ruas, você já deve ter escutado por aí o nome: Benjamin Constant. Mas você já se perguntou o motivo de tantas homenagens?

Exaltado como Fundador da República Brasileira, ao longo de sua trajetória, Benjamin Constant Botelho de Magalhães recebeu muitos títulos. Nesse post você poderá conhecer um pouco mais da história deste patrono, que foi professor, positivista, político e Oficial do Exército Brasileiro.

  1. Começo de sua história
  2. A Guerra do Paraguai
  3. Proclamação da República
  4. Homenagens em Londrina

Começo de sua história

Foto de Benjamin Constant: um dos Fundadores da República
Benjamin Constant.

Originário de Portugal, Leopoldo Henrique veio para o Brasil e se casou com a brasileira Bernardina Joaquina, o casal teve filhos, dentre eles, Benjamin Constant, nascido em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1837.

Pela influência de seu pai, que era militar em Portugal e dava aulas no Brasil, Constant seguiu passos muito parecidos com o de Leopoldo, se inserindo na área acadêmica e militar.

Em 1852, ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, lugar onde teve contato com as teorias positivistas de Augusto Comte e se interessou pela matemática, lecionando a matéria e realizando suas ações com base no positivismo, sendo inclusive, um dos fundadores da Sociedade Positivista do Rio de Janeiro.

A Guerra do Paraguai

Capitão do corpo de engenheiros, em 1858 participou da Guerra do Paraguai, suas missões foram: administração de depósitos, exploração de terrenos e construção de trincheiras.

Embora sua característica seja pacifista, sua participação na guerra contribuiu com experiências para sua formação política e tomada de decisões futuras. Em suas atividades, Benjamin contraiu malária e assim, pediu licença para retornar ao Brasil.

Proclamação da República

Não era a favor da política imperial e assim, Benjamin foi uma das figuras importantes para a queda da monarquia no Brasil.

Defensor do Positivismo, que na época apoiava o movimento Republicano, os motivos para ser a favor da instauração do republicanismo foram causas militares e a necessidade da implementação de ações que favorecessem as classes minoritárias e a educação.

Desta forma, nosso patrono foi um dos líderes do Movimento Republicano participando efetivamente no dia 15 de novembro. Pela sua importância na Proclamação da República conquistou posições importantes no ambiente político, assumindo durante o Governo Provisório o Ministério de Guerra e logo após o Ministério da Instrução Pública, lugar onde buscou reconhecer a importância da educação na república. 

Benjamin Constant faleceu em 1891 devido a uma doença hepática advinda das sequelas da malária.

Homenagens em Londrina

É inegável a participação e importância histórica de Benjamin Constant para o Brasil. O país presta inúmeras homenagens a essa figura histórica e Londrina não poderia diferir, a cidade possui com o nome dele um colégio de rede de ensino estadual e a Rua Benjamin Constant, localizada em uma das áreas mais movimentadas da cidade. 

Foto da fachada do Colégio Benjamin Constant em Londrina
Colégio Benjamin Constant em Londrina.

Homenagear personagens que foram importantes para a história de nosso país é importante para mostrar sua relevância e manter vívida a história do país.

O que achou da história de Benjamin Constant e a sua importância para o país? Conte para nós nos comentários!

Se você ama Londrina e gosta de economizar, não deixe de conhecer o Cidade Oferta!