Tempo de Leitura: 3 minutos

O carro é um dos veículos mais populares para viajar e curtir as férias. Mas, quem nunca presenciou na estrada aquele carro parado no acostamento, família triste e viagem atrasada? Por isso é importante sempre fazer um check-up geral do veículo antes de seguir viagem.

Preparamos uma lista dos itens que podem ser checados para viajar com segurança e tranquilidade… Confira!

Revisão Programada em Dia

As montadoras recomendam que seja feia a revisão do carro a cada 10 mil quilômetros ou um ano de uso, o que acontecer primeiro. É muito importante respeitar esse tempo e não levar o carro no mecânico só quando ele apresentar algum defeito, se isso acontecer significa que algo está errado há algum tempo. Além de manter o carro sempre seguro, ter a revisão em dia pode evitar multas na estrada!

Verificar os Freios

Revisão do freio é uma das coisas mais importantes a se fazer antes de viajar, é preciso verificar discos, pastilhas e qualquer componente relacionado à frenagem do seu carro. Devido ao uso constante do carro as peças sofrem desgastes naturais e devem ser trocadas regularmente, no caso do freio se essas peças não estão em dia, ele pode não apresentar o mesmo desempenho e dificultar a redução de velocidade na estrada.

Verificar os Pneus

Fazer a checagem dos pneus, incluindo o estepe, também é indispensável para uma viagem de férias. É importante observar se eles estão desgastados ou com bolhas, na estrada os pneus são expostos a temperaturas mais elevadas, o que aumenta a pressão e podem até mesmo estourar se não estiverem nas condições adequadas.

Alinhamento e Balanceamento

Mesmo se você fez a revisão programada recentemente, é possível que ao acertar um buraco ou o meio fio o seu carro tenha perdido o alinhamento e pode causar incômodos na estrada, como vibrações no volante ou o carro puxar para um dos lados. Esses inconvenientes podem ser evitados com um rápido check-up e serviço de alinhamento de suspensão e balanceamento de rodas.

Troca de Óleo

É um item simples, mas muito importante, na estrada o motor é submetido a um esforço maior e por isso é importante checar o nível de todos os fluídos e seus respectivos filtros, além da presença de vazamentos. A troca de óleo é uma das manutenções mais conhecidas pelos proprietários de veículos e não pode ficar de fora em um check-up de férias.

Sistema Elétrico

É importante verificar se toda a parte elétrica, como lanterna, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta, está em funcionamento. Uma troca de lâmpada é rápida e pode evitar um acidente ou até uma multa na estrada. 

Ar Condicionado

A falta de manutenção do ar condicionado pode prejudicar o resfriamento do seu veículo e atrapalhar o conforto da viagem nos dias mais quentes do verão. Também é importante fazer a higienização do duto do ar condicionado, o que elimina qualquer tipo de sujeira que possa prejudicar a qualidade do ar no interior do carro.

É importante lembrar para não deixar para última hora o check-up do seu veículo, pode ser que seja encontrado um problema sem solução imediata e atrapalhe na data programada para viajar.  Planeje a revisão com antecedência e viaje sem preocupações.

Por fim, se você planeja uma viagem para o litoral, o sol intenso e a maresia podem deixar marcas no seu carro. Por isso, é importante ao voltar de viagem fazer uma boa lavagem no veículo para evitar qualquer dano permanente.

Gostou das dicas? No site do Cidade Oferta você encontra descontos incríveis para realizar o check-up do veículo e assim consegue guardar uma graninha extra para curtir a viagem!