Tempo de Leitura: 6 minutos

Muitos londrinenses já devem ter passado pela Warta ou pelo menos ouvido falar desse pequeno distrito de apenas 28 km², que é o menor de Londrina e o único localizado ao norte do município. Mas, o que muitos não sabem, é que apesar de seu tamanho diminuto, o distrito possui uma herança cultural gigantesca vinda de imigrantes europeus, além é claro, de lugares com atrações turísticas e gastronômicas incríveis.

O que é a Warta?

A Warta que é um dos 8 distritos rurais de Londrina, fica a cerca de 23 km do Centro da cidade e nasceu de um lote de terras reservado pela Companhia de Terras Norte do Paraná para colonizadores poloneses e seus descendentes. A região que ficou conhecida por ter a melhor terra roxa do país, foi amplamente divulgada na época, sendo o polonês Eduardo Cebulski, o primeiro interessado a comprar lotes de terra. Além de poloneses, alemães também se estabeleceram naquela região, formando juntos a primeira colônia na década de 30.

Muitas das famílias de origem europeia que vieram para Warta, aproveitaram essa fertilidade das terras para cultivar o café. Porém, em virtude da geada negra que em 1975 arrasou com as plantações, muitos foram embora em busca de melhores condições de vida, o que reduziu drasticamente a população do distrito.

Atualmente a Warta possui cerca de 1.500 habitantes e são poucas as famílias de poloneses que ainda residem no distrito, mas que ainda mantém as tradições de sua cultura vivas.

Como surgiu o nome “Warta”?

A colônia foi nomeada durante uma reunião de colonos, na qual o nome escolhido em razão das terras férteis da região foi “Warta” – nome de um rio polonês cujo significado é “que tem valor”.

O que fazer na Warta?

Se você está cansado dos mesmos passeios todo o fim de semana, frequenta sempre os mesmos espaços e deseja conhecer um local diferente, mas não muito longe da cidade, saiba que a Warta é o local perfeito para você!

Vamos provar que a Warta apesar de ser um pequeno distrito de Londrina, que por sinal é repleto de história, também tem muito a oferecer quando o assunto é turismo e comida boa. A seguir dicas do que fazer na Warta:

fachada restaurante com arquitetura alemã
Foto: Marcos Nunes Gomes

Comer uma deliciosa torta alemã

Se tratando de restaurante na Warta, obviamente não poderia faltar uma opção com culinária tipicamente alemã, não é mesmo?

Há 32 anos o casal Jorge e Jandira Strass, inspirados nas tradicionais receitas alemãs da avó Olga, inauguravam o Strassberg Delícias Alemãs, inicialmente servindo apenas doces e tortas, o restaurante familiar que está na 3ª geração empreendedora se aperfeiçoou e hoje oferece também refeições e outros pratos da culinária alemã.

Na cozinha salgada, o carro chefe do restaurante é o Eisbein, que é um joelho de porco defumado, cozido e frito que acompanha batata cozida, chucrute, arroz e salsicha. Já na confeitaria, os mais pedidos são o Apfelstrudel, uma torta folhada de maçã servida com sorvete de baunilha e, é claro, a famosa torta de framboesa feita com a fruta orgânica colhida diretamente da propriedade da família Strass. Uma delícia!

O restaurante possui decoração rústica e é ambientado com músicas típicas, funcionários com trajes alemães, casa na árvore e uma bela fachada que remete as casas da Baviera. Tudo pensado para que você se sinta em um pedacinho da Alemanha no Brasil. Vale a pena se aventurar nessas delícias.  

Rodovia Celso Garcia Cid, Km 401

Rua João Wyclif, 500 – loja 1

Instagram: @strassbergdeliciasalemas

tonéis de madeira com cachaça
Foto: Reprodução Alambique da Saúde

Visitar uma fábrica de cachaças

Outro lugar incrível que não pode faltar no seu tour pela Warta, é o Alambique da Saúde. Um engenho onde são produzidas cachaças artesanais de alambique, há mais de 50 anos pela família Lazari. Atualmente, os irmãos Antônio e José Lazari, descendentes de italianos vindos da Cremona, regem o negócio que já está na 5ª geração.

Todos os processos de produção passam pelas mãos da família, desde o plantio da cana de açúcar, colheita, moagem, até a fermentação, destilação e posteriormente a venda.  A fábrica possui uma estrutura imensa e produz uma das melhores cachaças da Região Norte do Paraná.

Com certeza, vale a pena fazer uma parada no Alambique da Saúde e conhecer a história da família e o processo de fabricação da cachaça artesanal e, é claro, levar uma exemplar Cachaça Engenho Lazari para a casa.

Rodovia Carlos João Strass, km 03

Instagram: @engenho_lazari

paraquedistas no ar de mãos dadas
Foto: Reprodução Fly Paraquedismo

Saltar de paraquedas no Aeroporto 14 Bis

Se você é fã de adrenalina e esportes radicais, com certeza deve incluir esse lugar incrível na sua visita à Warta. Com mais de 20 anos de experiência, a Fly Escola de Paraquedismo, localizada dentro do Aeroporto 14 Bis conta com estrutura própria, equipe extremamente preparada com instrutores certificados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, além de equipamentos de qualidade revisados diariamente.

Para os saltos a Fly conta com avião próprio com manutenção em dia, utilizado exclusivamente para a prática de paraquedismo. Tudo para proporcionar o máximo de segurança e conforto para os clientes. O local ainda conta com restaurante e lanchonete, estacionamento, área de lazer com churrasqueira, parque para as crianças, banheiros, chuveiros, vestiários, além de área de vivência com TV e som.

Quem não possui experiência, mas deseja saltar de paraquedas, não é necessário fazer o curso de paraquedismo. Para isso, a Fly oferece o salto duplo mediante agendamento que é realizado juntamente com um instrutor experiente após um treinamento prévio. Tudo para garantir o máximo de segurança em uma experiência que vai marcar a sua vida. Sem dúvida, vale a pena conferir.

Rodovia Carlos João Strass, – km 11

Instagram: @flyparaquedismo

Homem em pé em frente a um lago pescando
Foto: Reprodução Pesqueiro Bom Peixe

Pescar e relaxar em um pesqueiro

Para aqueles que buscam um lugar tranquilo para relaxar e esfriar a cabeça, vão amar o pesqueiro Bom Peixe, que além de possuir belas paisagens é cercado de muita natureza e animais da fauna que vivem ao redor. No Bom Peixe você ainda pode descansar embaixo das árvores à beira do lago enquanto come uma deliciosa porção de tilápia empanada. Se for fã de pescaria, pode pescar em um dos diversos lagos, escolhendo entre a pesca tradicional ou esportiva. O local oferece aluguel de varas de pescar e diversos equipamentos de pesca, além de iscas para fisgar os maiores peixes.

O pesqueiro conta ainda com um restaurante rústico que serve uma deliciosa comida caseira, com pratos feitos com peixes frescos pescados na hora, carnes assadas, cachaças e sobremesas diversas.

Rodovia Carlos João Strass, 9

Instagram: @pesqueirobompeixe

Restaurante rústico com mesas e cadeiras
Foto: Reprodução Rancho Country Brasil

Desfrutar de comida à vontade e show ao vivo

Uma outra parada obrigatória pela Warta, sem dúvida é o Rancho Country Brasil, um restaurante rural no estilo rústico que serve o melhor da comida mineira com diversos pratos frios e quentes, churrasco fogo de chão, doces e sobremesas caseiros para comer à vontade.

Além do cardápio que dá água na boca, você também pode aproveitar shows sertanejos dos melhores talentos da região e saborear aquele chopp gelado enquanto as crianças se divertem com os brinquedos. O local conta ainda com uma vista de tirar o fôlego, tudo isso em um ambiente familiar tranquilo, cercado por muita área verde. Perfeito para você tirar belas fotos e curtir com toda a família.

Aproveite os descontos do Rancho Country Brasil no Cidade Oferta!

Rodovia Carlos João Strass, Km 3

Instagram: @ranchocountrybrasil2021

Queijos maturando em sala de cura
Foto: Reprodução Queijaria Rancho Seleção

Visitar um sítio que produz queijos premiados

Um lugar que você não pode deixar de visitar é o Rancho Seleção, especialista na produção de leite tipo A, coalhadas secas e que também fabrica diversos tipos de queijos artesanais, desde os frescais como o Queijo Minas, até os maturados como Jóia, Fabuloso e o Perfeito tipo parmesão, sua especialidade e que inclusive já foi premiado mundialmente com o Super Ouro no Mundial Queijo Brasil Araxá, ficando entre os 20 melhores queijos do mundo.

Os segredos do sucesso dos queijos estão na manipulação que é feita somente pelo proprietário, Valdeir Martins e sua esposa Márcia, além é claro da qualidade do leite produzido pelas mais de 200 vacas das raças Jersey, Holandesa e Jersolanda. Visitando a Warta, não deixe de levar para casa uma destas delícias.

Rodovia Carlos João Strass, Km 06

Instagram: @queijariaranchoselecao

E aí, gostou de conhecer a Warta e os lugares incríveis para se visitar? Clique aqui e conheça também os descontos do Cidade Oferta!